Entrevistas a christian boiron

Quest√Ķes sociais
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As quest√Ķes sociais no centro do projeto Boiron

Desde a origem, Christian Boiron tinha a convicção que era possível gerir uma empresa de forma diferente: sair da tradicional oposição entre a direção e os funcionários e reunir todos em torno de um projeto unificador.
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H√° cinquenta anos atr√°s, alterei as rela√ß√Ķes hier√°rquicas. Na nossa empresa, s√£o os gestores que devem sentir-se √† disposi√ß√£o dos outros funcion√°rios e n√£o o contr√°rio. Esta abordagem traduziu-se em 32 acordos empresariais, renovados a cada tr√™s anos, todos baseados na constata√ß√£o que o desempenho social da empresa √© indispens√°vel ao seu desempenho econ√≥mico. Os interesses dos nossos acionistas n√£o se op√Ķem aos dos nossos funcion√°rios: s√£o os mesmos.
H√° cinquenta anos atr√°s, alterei as rela√ß√Ķes hier√°rquicas. Na nossa empresa, s√£o os gestores que devem sentir-se √† disposi√ß√£o dos outros funcion√°rios e n√£o o contr√°rio. Esta abordagem traduziu-se em 32 acordos empresariais, renovados a cada tr√™s anos, todos baseados na constata√ß√£o que o desempenho social da empresa √© indispens√°vel ao seu desempenho econ√≥mico. Os interesses dos nossos acionistas n√£o se op√Ķem aos dos nossos funcion√°rios: s√£o os mesmos.

Christian Boiron

O crescimento ao serviço do desempenho

Christian Boiron teve sempre a convic√ß√£o que era poss√≠vel gerir e viver a empresa de forma diferente. Desde 1974, incutiu uma conce√ß√£o pioneira de gest√£o baseada na convic√ß√£o de que as dimens√Ķes social e econ√≥mica n√£o devem ser separadas ou hierarquizadas, mas que funcionam em sinergia.

A dimensão social, dado que para progredir a empresa necessita da contribuição de cada funcionário, o seu conhecimento especializado, as suas competências e a sua motivação.

E apenas se for desenvolvida na empresa poder√° dar o melhor de si.

A dimens√£o econ√≥mica, porque o desempenho da empresa permite gerar uma fonte sustent√°vel de financiamento para trazer inova√ß√Ķes sociais que beneficiam os funcion√°rios.

O aspeto social está intimamente ligado ao desempenho da empresa. Apenas progredirá se os seus funcionários prosperarem. Hoje, esta abordagem continua a impulsionar toda a empresa diariamente. 

Os acordos que tornaram a política social da Boiron sustentável

Cerca de trinta acordos assinados, adaptados e renovados desde 1979 definem concretamente 

a política social adotada pelos Laboratórios Boiron em França: 

 

Associar o pessoal ao desempenho económico da empresa

- Rela√ß√£o de desempenho e financiamento das inova√ß√Ķes sociais

- Plano de Poupança Empresarial

- Plano de Poupança-Reforma complementar

- Equidade e participação nos lucros

- Compensa√ß√£o (13.¬ļ m√™s)

 

Adaptar a duração do tempo de trabalho

- Organização, duração do tempo de trabalho e licenças

- Conta de tempo de trabalho

- Escolha de tempo parcial

- Preparação para a reforma

 

Facilitar a mobilidade do pessoal

- Apoio a projetos pessoais dos funcion√°rios

- Apoio a um projeto de compromisso pessoal na vida política

- Mobilidade geográfica, profissional e externa 

 

Acompanhar o funcion√°rio no seu percurso de vida

- Apoio aos funcion√°rios com um progenitor gravemente doente

- Regime de previd√™ncia e despesas de sa√ļde

- Integração de trabalhadores com deficiência

- Classificação dos trabalhos e classificação dos funcionários

- Medalha do trabalho

- Igualdade profissional entre homens e mulheres

 

Esta din√Ęmica social contribui ativamente para alcan√ßar os Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel 2030 definidos pela ONU.

Imagem removida.

 

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