Apoiar mulheres com cancro de mama

 

A homeopatia pode, al√©m dos tratamentos convencionais, aliviar os efeitos f√≠sicos e psicol√≥gicos de uma doen√ßa que afeta uma em cada dez mulheres, o cancro¬†da¬†mama. √Č recomendado por muitos hospitais e apreciado pelos seus doentes, pois um em cada tr√™s doentes afirma ter utilizado¬†a homeopatia durante o tratamento do cancro1.

cancro da mama boironmask

Testemunho de François Roux, farmacêutico, sobre a utilidade da homeopatia nos cuidados de suporte

 

Farmacêutico da região de Toulouse, François Roux faz parte do Grand Toulouse Breast Institute, que visa melhorar o acompanhamento dos doentes.

 

‚Äú√Č fundamental seguir os tratamentos convencionais prescritos pelo M√©dico de Oncologia. A homeopatia vir√° como acompanhamento, porque n√£o cura o cancro. Na verdade, √© √ļtil para melhorar a qualidade de vida de um doente, reduzindo os efeitos secund√°rios indesejados do tratamento convencional e¬†aliviando o sofrimento psicol√≥gico. Cada vez mais a √°rea¬†de oncologia dos¬†hospitais utiliza a homeopatia e verifica que os¬†doentes se sentem¬†melhor. Para ter acesso a cuidados de suporte, os coordenadores de cuidados podem recomendar um homeopata com forma√ß√£o em oncologia. Em todo o caso, n√£o recomendo a automedica√ß√£o. Deve consultar um m√©dico homeopata¬†e comunicar¬†√† equipa¬†m√©dica¬†de oncologia. A partir do programa de¬†atendimento personalizado do doente¬†(PPS), o m√©dico homeopata prescreve uma receita para prevenir os efeitos secund√°rios esperados. Desta forma, devem ser aplicado os protocolos recomendados pela International Homeopathic Society for Supportive Care in Oncology (SHISSO). O protocolo ser√° ajustado durante o tratamento e personalizado de acordo com os sintomas manifestados pelo doente. A homeopatia pode, portanto, acompanhar um¬†doente assim que este tem conhecimento sobre a doen√ßa, para ajud√°-la a controlar o stress,¬†para ajudar na melhoria¬†dos efeitos secund√°rios¬†da quimioterapia, radioterapia e cirurgia, e mesmo depois do cancro, para combater a fadiga e ajudar no regresso ao trabalho."

Testemunho de uma doente sobre o papel da homeopatia durante o seu tratamento

 

Christine Naffah mora no sudoeste da França, está em remissão de cancro da mama e é autora do livro "Just Cancer".

 

“Quando descobri que tinha cancro da mama, uma amiga aconselhou-me a consultar o meu médico homeopata, pois estava certa que me iria ajudar. Após uma consulta aprofundada, o médico prescreveu-me medicamentos homeopáticos para me ajudar a lidar com os efeitos secundários do tratamento. Partilhei isso com o meu oncologista, que concordou. Primeiro fiz homeopatia na preparação para a cirurgia de remoção do tumor. Iniciei o tratamento cinco dias antes para diminuir a ansiedade e prevenir um edema. Continuei um mês depois para melhorar a minha circulação sanguínea, reduzir o edema e a dor. Desta forma, quando iniciei a quimioterapia, tomei medicamentos homeopáticos adaptados aos efeitos secundários esperados de acordo com o tratamento. Isso fez-me sentir bem? Digamos que, ao contrário da maioria das mulheres, nunca estive doente. Depois de cada sessão, cheguei a ir ao café! Também fiz homeopatia para aliviar as queimaduras de radiação e para lidar com o stress de toda a situação.
Hoje, o tumor est√° em remiss√£o, e comecei¬†terapia hormonal para prevenir um novo aparecimento. Decidi¬†tornar-me uma Health Coach para ajudar os¬†outros a melhorar a sa√ļde atrav√©s do seu estilo de vida. Estou convencida¬†que os diferentes profissionais de sa√ļde devem trabalhar juntos com um √ļnico objetivo: facilitar a vida do doente e integrar o seu bem-estar durante este dif√≠cil processo. "

 

1 Estudo MAC-AERIO, realizado de Janeiro a Mar√ßo de 2010 em 18 centros de sa√ļde em todo o pa√≠s, com 850 doentes.

Aconselhe-se junto do seu farmacêutico.

Partilhar :

Facebook
Linkedin
test@tes.fr
ok

Artigos relacionados: